Quantcast
Channel: formspring.frankmarcel.com » pagerank
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

PageRank, NoFollow e SEO – Como Funciona?

$
0
0

Frank qul a diferença entre popularidade e pagerank, tenho uma dificuldade enorme em descolar links que apontam para meu site dando voto a maioria deles é NoFollow apontam meu site mas não passam voto onde e como posso administrar isto

Acaba que PageRank é o conceito mais fácil de definir. Popularidade é um tanto quanto subjetivo, tem as suas nuances referenciando PageRank, tem o lado que bate com o senso comum sobre popularidade. Então vamos lá: O que é PageRank?

O que é PageRank?

PageRank foi o nome dado ao algoritmo que fez o mundo das Search Engines mudar e se definir como conhecemos hoje. Desenvolvido por Sergey Brin e Larry Page (por isso o nome PageRank – o Ranking do Page), fundadores do Google.

O PageRank foi a base de funcionamento do Google nos seus primeiros anos de vida e sua linha de funcionamento teve origem no conceito de referências bibliográficas: mesmo com alguns poucos anos de escola, nós já aprendemos que ao fazer um trabalho ou pesquisa, precisamos identificar a bibliografia utilizada como base de tal pesquisa, ou seja, indicar as fontes autoritárias que embasaram o trabalho desenvolvido.

O PageRank original seguia a mesma linha, em uma analogia com links. Page e Brin entenderam que quando um documento na Internet possui um link para um outro documento, é sinal de que este segundo documento é uma autoridade que embasou o primeiro, logo, tem grandes chances de ser mais importante. Quando terceiros e quartos documentos também possuem um link para aquele segundo, tratam-se de sinais que reforçam ainda mais a importância dele; da mesma forma que acontece com referências bibliográficas – um trabalho muito citado como base em outros livros e publicações, muito provavelmente é uma autoridade no assunto.

E daí o frenesi em conseguir tantos links quanto fosse possível. Em especial, o Google potencializou a atenção que se dava ao PageRank quando o transformou em um valor visível – a famosa barra do Google que mostra o valor de 0 a 10 ou n/a para cada documento na web (html, sitemap.xml, pdf, etc) – que, para completar, se atualizava apenas algumas vezes no ano. Ainda hoje, a atualização do PageRank é períodica.

Imediatamente, todos perceberam que quanto maior o PageRank de uma página, mais importante era o link que partia dali. E quanto mais links, mais PageRank – E quanto mais PageRank, mais importância o Google dava ao documento.

Mas isso são tempos remotos, de quando o Google ainda estava iniciando. Com o passar do tempo, todas Search Engines perceberam que não bastava fazer uma contagem de links, era necessário avaliar outros pontos:

  • Proximidade de conteúdos dos documentos hiperlinkados
  • Importância (PageRank) do documento com o link
  • Texto âncora utilizado no link
  • Autoridade do domínio
  • Índices de manipulação, repetição de texto âncora

E a cada novo “empecilho” colocado por Search Engines para classificar os resultados em uma busca, os estudiosos dos resultados de busca achavam uma nova maneira de se destacar; de onde os engenheiros das Search Engines tentavam minimizar os efeitos; e o ciclo se renova até hoje.

Hoje, o PageRank não é mais o mesmo de quando foi criado, sofreu algumas alterações. Mas mais do que mudar o PageRank, o Google mudou a forma como classifica os resultados além do PageRank, considerando personalizações, localização geográfica, histórico de busca e muitos outros fatores além do PageRank.

Embora ele não seja mais um fator decisivo para o posicionamento de uma página, ele ainda entra na composição do algoritmo de classificação, uma vez que os links e a filosofia de referências ainda está presente.

PageRank Hoje

Fora a definição técnica e algoritmica do PageRank, hoje ele representa também o conceito de importância dos documentos da web dentro de uma escala de 0 a 10, ou 0% a !00%, ou fraco a forte, ou qualquer outra que você quiser definir.

Ainda, o PageRank também representa a distribuição dessa importância de um documento, ou seja, a idéia de que quando uma página contém um link para outra, a primeira “passa PageRank” para a segunda – dá o voto de que a segunda é uma página de qualidade.

Em termos mais gerais, falar em PageRank, Link Juice, força da página, importância da página, autoridade da página ou até mesmo popularidade da página, tudo gira em torno do mesmo conceito: cada documento da web tem uma relevância diferente, relevância a qual as Search Engines tentam medir e, em alguns casos, tentam representar:

  • O Google, com o PageRank
  • O SEOmoz, com o Page Authority, Domain Authority, mozRank, mozTrust, etc.
  • A comunidade de SEO com Link Juice, popularidade, relevância, importância, etc.

Por falar em popularidade…

Popularidade

Popularidade é um conceito muito mais amplo e por isso é mais difícil acertar uma definição do que o algoritmo do PageRank, que tem sua definição clara.

Considerando este contexto de links e rankings, a popularidade de uma página representa justamente o mesmo conceito que PageRank, Link Juice e afins – a relevância da página. Assim, ao mesmo tempo que existe diferença entre PageRank e Popularidade, também não existe – depende da interpretação do momento.

Se estamos falando do PageRank no sentido de Link Juice, Popularidade é a mesma coisa. Se estamos falando do algoritmo e métodos de classificação, o PageRank é um conceito específico e a Popularidade é um conceito mais amplo e abstrato.

Em outra vertente, também há de se encontrar menções a “Popularidade de Links” (link popularity), que trata de uma forma de referenciar a quantidade de links e, na maior parte das vezes, misturado a qualidade dos links, ou seja, considerando não só quantos votos existem para a página, mas quem está votando.

Por isso, a popularidade é um conceito mais versátil, que na maioria dos casos vai ter o significado atrelado ao contexto no qual está sendo utilizado, mas de modo geral, vai estar sempre esbarrando na relevância de uma página.

Nofollow Links e SEO

Com a história de PageRank e Popularidade resolvidas, podemos falar de links Nofollow e SEO.

Com tanto spam de links acontecendo para todo lado em decorrência da necessidade de conseguir links para ter PageRank e tudo o mais, surgiu o valor nofollow para o atributo rel da tag <a> da programação HTML. Por exemplo:

<a href="http://formspring.frankmarcel.com/" rel="nofollow">link com nofollow</a>

O nofollow no atributo rel, a princípio, serve para impedir o link de “passar PageRank” para a página destino. No caso, se eu tivesse feito o link da maneira acima nesta página, este documento não passaria PageRank para o domínio formspring.frankmarcel.com através deste link devido ao uso do nofollow.

Como definição conceitual/teórica para o Nofollow, o quadro acima ainda é válido. Já nos fins práticos, o nofollow é um tanto quanto obscuro, questionado e questionável.

Por algum momento após o lançamento do nofollow, o Google tanto não passava PageRank, quanto não seguia o link. Algum tempo depois, o seu crawler continuou sem passar Link Juice, porém passou a seguir os links com a finalidade de descobrir o conteúdo referenciado, mesmo sem passar força para ele.

Pois bem, o propósito inicial de evitar passar Link Juice para spammers acabou sendo o uso menos comum do nofollow. No fim das contas, o nofollow foi muito utilizado para “Esculpir PageRank” dentro do próprio website, ou seja, escolher alguns links internos para ter o atributo nofollow, a fim de passar mais PageRank em outros links, “mais importantes.”

Soa bem, não é mesmo? Porém, quando o Google viu este cenário se repetindo e viu que diversos webmasters com menor conhecimento estavam prejudicando os seus sites com a prática do PageRank Scupting, ele resolveu assumir as rédias da situação, tirar do webmaster a decisão absoluta sobre qual link ele vota ou não e resolveu decidir por conta própria quais links eram spam e, por isso, deveriam ser desconsiderados.

E esse foi o último posicionamento oficial do Google: deixar os SEOs sem a certeza sobre o funcionamento do nofollow:

  • Se funciona ou não
  • Em que caso funciona
  • Em que caso não funciona

Na época da revelação sobre o PageRank, o Googler Matt Cutts informou que já fazia 6 meses que o nofollow não funcionava mais como os SEOs estavam imaginando, e de lá para cá, nenhuma certeza e alguns testes atestando que o nofollow funciona quando usado para PageRank Sculpting, mas testes que não inspiraram a confiança da comunidade.

Assim, a questão do nofollow ainda é obscura e o senso comum é que dependendo da relevância da fonte e do destino do link, o nofollow é descartado e o link passa PageRank. Ou seja, o Google estaria arbitrariamente decidindo quando um link passa Juice e quando não passa.

Nota final: o contrário de um link nofollow é denominado link dofollow – o link que passa juice.

Links DoFollow – Como conseguir?

Aí está toda a mágica do SEO e estratégias de Link Building. Curiosamente, as principais formas de conseguir links dofollow estão associadas a produção de conteúdo:

  • Infográficos
  • Guest Posts
  • Artigos
  • Widgets
  • Link baits
  • etc.

Ter conteúdo interessante/relevante acaba sendo uma maneira eficiente de conseguir bons links. As idéias são diversas, como listas, entrevistas, pesquisas, reviews e muitas outras formas de conteúdo que eventualmente acabam atraindo links.

Contudo, o leitor atento já entendeu que não se trata exatamente de links dofollow ou nofollow. É claro que links dofollow são muito mais interessantes, mas não se perde nada em ter links nofollow, pelo contrário, links nofollow são oportunidades de, sim, receber Link Juice – depende somente de ter o conteúdo relevante e não ser link de uma página spam, a princípio.

Nos nossos projetos na MestreSEO, eu tento sempre explicar esses contextos e condições sobre links, PageRank e nofollow para nossos clientes. Nos cursos de SEO, é muito comum que esta questão seja levantada também, para não mencionar comentários, Twitter, Formspring e etc.

Com este artigo, acho que fica possível indicar para todas essas pessoas um conteúdo que esclareça toda a questão. Obrigado por perguntar!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Latest Images

Trending Articles





Latest Images